"" Principais Dicas Sobre Matrizes de Bordados: O Jeito Mais Fácil de se Fazer Bordados a Mão

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O Jeito Mais Fácil de se Fazer Bordados a Mão

Certamente você já deve ter visto por aí dezenas (ou centenas) de inspirações de bastidores bordados. O bordado livre é uma técnica artesanal que vem ganhando cada vez mais espaço e hoje faz parte do dia a dia de muita gente! A arte é procurada como forma de distração, alívio do estresse e em alguns casos, acaba virando uma ótima fonte de renda. Ficou curioso(a) e quer ver como fazer bordado no bastidor? Preparamos um vídeo explicando o passo a passo de alguns pontos básicos. Confira e pratique aí também!

Como fazer bordado no bastidor – materiais necessários
bastidor
tecido de algodão
agulha para bordar
linha de meada ou linha de bordado
tesoura



Para começar a treinar os pontos básicos do bordado livre, coloque o tecido de algodão no bastidor, deixando-o bem esticado.

Você pode traçar linhas paralelas para treinar os pontos que explicamos no vídeo. São eles:

ponto de alinhavo, ponto partido, ponto atrás, ponto atrás enlaçado ou enrolado, ponto de alinhavo enlaçado ou minhoquinha, ponto de cadeia ou corrente, nó francês, ponto pé de galinha e ponto cruz

Ponto corrido ou alinhavo
Este é o mais simples e básico dos pontos. Ele serve para contornar trabalhos e é a base para outros tipos de pontos. Confira mais dicas sobre matrizes de bordados.

Ponto partido
Este é uma variação do ponto atrás. Você “parte” o ponto ao inserir a agulha com linha no meio do ponto de trás. Ele dá um contorno mais grosso e com formato que lembra uma trancinha.

Ponto atrás
Ótimo para contornos mais delicados, o ponto atrás é ideal para fazer letras, caules de flores etc. Para fazê-lo, faça um ponto de alinhavo normal, desça com a agulha, entre mais à frente e volte com a agulha no final do primeiro ponto.

Ponto atrás enlaçado ou enrolado
Para dar um aspecto torcido ao ponto, faça uma carreira de ponto atrás e recomece enlaçando outra linha, que pode ser de mesma cor ou diferente.



Ponto de alinhavo enlaçado ou minhoquinha
Superfácil, esse ponto decorativo dá volume ao trabalho. Pode ser feito para contornar um bastidor, por exemplo. Faça o ponto alinhavo e depois contorne passando a linha em ziguezague sem perfurar o tecido.

Ponto de cadeia ou corrente
Esse ponto que é usado para preenchimento é fácil de fazer e essa é apenas uma variação dele. Enlaçe o ponto da frente passando a agulha por ele, assim, começarão a formar pequenos elos.

Nó francês
Esses nós delicados são bons para fazer miolo de flor e detalhes de bolinhas no trabalho. É necessário enlaçar a linha na agulha umas duas ou três vezes para dar o volume necessário às bolinhas.

Ponto pé de galinha
Esse ponto decorativo é fácil de fazer. Basta fazer três pontos retos que se iniciam no mesmo furo da trama do tecido, mas que terminam em ângulo.

Ponto cruz
Básico, esse ponto é uma outra forma de preenchimento. Faça pontos retos na diagonal e volte com agulha e linha formando as cruzes.


Matéria completa no link abaixo.

fonte:https://blog.elo7.com.br/faca-voce-mesmo/como-fazer-bordado-no-bastidor-pontos-basicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário