"" Principais Dicas Sobre Matrizes de Bordados: As Principais Técnicas Para se Bordar com Ponto Atrás

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

As Principais Técnicas Para se Bordar com Ponto Atrás

Hoje é dia de Ponto atrás!

Espero que todo mundo tenha conseguido transferir o risco sem problemas! Se você perdeu essa aula, clique Como transferir riscos de bordados e confira lá também o risco para o bordado da aula de hoje. 

Ponto atrás é usado tanto em bordados livres quanto em bordados a fios contados. É parte importante dos bordados em Ponto Cruz e Blackwork – veja na foto ao lado. Confira como funciona as máquinas de bordado de forma rápida.

No momento vamos tratar apenas da execução para bordado livre.

O ponto atrás é usado para contornar e traçar linhas de um desenho. Muito usado nos bordados feitos junto com o Patchwork. É o ponto mais adequado para bordar letras, particularmente quando são muito pequenas e cheias de curvas e ângulos. Pode ser usado também como base para uma grande variedade de outros pontos. 



Usado sozinho, como na amostra desta aula, pode se mostrar diferente conforme o tamanho dos pontos, a quantidade e o tipo de fio usado.

Observem na amostra ao lado a diferença nos resultados:

1 – Fio usado foi Coton Perlé 8 cor 321. Coton Perlé é a linha de “novelinho” 2 – 3 fios de Mouliné DMC 115

3 – 2 fios de Mouliné DMC 115

4 – 1 fio de Mouliné DMC 115

5 – Alternando dois traços com 2 fios e 1 com 1 fio

6 – Tudo com 2 fios de Mouliné

Vamos começar com os materiais usados: Agulha de ponta, fio Mouliné, fio Perlé 8, bastidor, tesoura. Eu usei agulha Chenille 28 e 26, Linha Mouliné DMC cor 115 (mesclado) e Coton Perlé 8 cor 321, Bastidor Tension Hoop 5″ (plástico). Meu risco foi impresso em algodão cru.

Para o começo vamos usar 2 fios de linha Mouliné, que é formada por um cordão de seis fios. Deve-se separar apenas 1 fio de cada vez, até tirar os fios necessários para o projeto. Se o número a ser usado for par, dobrar ao meio,de modo a poder usar a argolinha da dobra para arrematar (vamos aprender mais abaixo). Não dobrar se for usar fios multicoloridos.



Com apenas 1 fio, ou sem dobrar deve-se usar arremate posterior (também veremos mais abaixo). Bordar com fios multicoloridos ou mesclados requer o uso de técnicas específicas, para evitar duas cores diferentes no mesmo ponto, exceto, é claro, quando se pretende conseguir exatamente este efeito.

O modo mais fácil de usar estes fios é cortar toda a meada em pedaços de 60 a 70 cm. Separar, sempre um de cada vez, os fios a serem usados. Atenção redobrada para garantir a continuidade das cores. 

A escolha da agulha a ser usada em um bordado deve considerar o tipo de tecido e o tipo de bordado, os fios a serem usados e o efeito a ser obtido.

Um bordado de superfície exige agulhas de ponta, tamanho médio e calibre adequado à grossura do tecido. A maior parte dos tecidos fica bem com uma agulha de bordar calibre 9.

Continue lendo acessando o link abaixo:

fonte:http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-bordar-usando-ponto-atras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário